domingo, 27 de abril de 2008

Para maiores de 16.

'Eu hoje venho aqui falar
De uma coisa que anda a atormentar’

E essa coisa que me atormenta surgiu numa conversa durante um jantar de anos.
Todos nós, quando fomos pequenos, aprendemos aquelas músicas e lengalengas que os educadores de infância, ou até mesmo os pais, nos ensinam. Mas mais valia estarem quietos.
São músicas que quando somos pequenos não nos apercebemos mas aquilo é tudo menos moralista e próprio para crianças.
Por exemplo:

Atirei o pau ao ga-to-to
Mas o ga-to-to
Não morreu-eu-eu
Dona Chi-ca-ca
Asustou-se-se
Do bérru do bérru que o gato deu
MIAU!

Quando cantava isto nem me apercebia do que estava a dizer, mas no fundo eu estava a tentar matar um gato à paulada. E ou o gato pertencia à Dona Francisca (tratada por Chica), ou esta personagem passava pelo local quando o gato deu o seu 'bérru' e a assustou. Crianças... Não se bate em animais. Nem se assustam Donas Chicas.
Outro exemplo de uma lengalenga que eu nunca tinha aprendido até ter ouvido alguém citá-la nesse jantar:

D. Afonso Henriques matou sua mulher, sua mulher
Cortou aos bocadinhos e mexeu com a colher, com a colher
Quem lá passava cheirava a gás, cheirava a gás
Era a cozinheira que dançava o Cha Cha Cha, Cha Cha Cha

Portanto o D. Afonso Henriques é o Hannibal português. Mata a mulher e ele só mexe com a colher, porque ele tem uma cozinheira que deve ser quem põe depois o sal e os caldos Knorr etc. E pelos vistos a senhora estava feliz porque estava a dançar o cha cha cha. O pior é que essa dança provocava um cheiro a gás pela casa. Muito educativo sem dúvida.
Agora resta saber quem inventa isto. Adultos ou crianças? Uma opção ou outra assusta-me.
Outra coisa que não nos apercebemos são as letras de músicas de cantores que animam festas e vão à televisão, etc. Por exemplo, nunca percebi se o Iran Costa é um cantor para adultos ou para crianças. Tinha uns 10 anos quando o vi actuar numa festa na terra da minha avó. Primeiro, tinha bailarinas que se abanavam todas em roupas minúsculas e um bailarino nas mesmas condições. E segundo, ele cantava musicas como 'O bicho' em que o refrão é o seguinte:

É o Bicho, É o bicho
Vou te devorar
Crocodilo eu sou

E outra intitulada de 'O pimpolho':

Ela 'tá dançando
E o Pimpolho está de olho
Cuidado com a cabeça do Pimpolho.

Mas todas estas músicas acompanhadas com movimentos, criados pelos bailarinos, muito sugestivos.
É como as músicas do Quim Barreiros. Ele está sempre na queima das fitas e toda a gente sabe pelo menos o refrão de uma ou outra música. E no entanto aquilo é tudo só metáforas.
Enfim...

ps: Durante este mês assisti a dois concertos espectaculares dos meus artistas favoritos. The Hives no coliseu e David Fonseca também no coliseu. Para ambos esperei cerca de 6 horas à porta, mas valeu muito a pena. Aconselho a todos os que ainda não viram para o irem fazer. E fiquem descansados que são músicas próprias para consumo de todas as idades.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei do artigo, sem dúvida algo com razão. No entanto, toda a gente se apercebe que as músicas do Quim Barreiros são metáforas e muitas das vezes é por isso mesmo que vão. Em relação ás músicas infantis, não só estas, mas também os famosos contos da disney, caso da "branca de neve" "a bela adormecida" e outros contêm um conteúdo envolvente muito para além do olhar das crianças, aconcelho-te a leres "O código da vinci" porque ficarás a perceber um pouco melhor essas histórias "escondidas"

Continuação . :D